Materiais e Normas

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma oportunidade para o aluno desenvolver a sua capacidade de análise, escrita e raciocínio lógico.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na elaboração de uma monografia desenvolvida pelo acadêmico, com foco em uma ou mais áreas do conhecimento administrativo estudadas no curso.

A elaboração do TCC propiciará o domínio de parte significativa do conteúdo programático do curso, inclusive no que se refere aos aspectos metodológicos da elaboração de um trabalho científico.

O aluno receberá a orientação de um professor na elaboração do TCC e será avaliado em banca examinadora composta por professores três professores.

Na elaboração do TCC o aluno deverá seguir os materiais e normas do curso de Administração abaixo.

1) O trabalho deverá estar com a estrutura dos capítulos, formatação e normas adotadas pelo curso, conforme modelo a seguir:

Modelo de TCC do curso de Administração (Link do documento em Word®)

2) O trabalho deverá seguir as Normas da ABNT. O curso adota o Manual da PUC Minas por reunir todas as Normas da ABNT em único documento e por fornecer vários exemplos. Veja o modelo a seguir:

Manual com as Normas da ABNT (Link para o PDF)

3) O Trabalho deverá adotar uma metodologia científica para a realização da pesquisa. O método científico vai definir as técnicas de pesquisa mais adequadas para o problema de pesquisa a ser estudado. Veja o manual a seguir:

Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração (Link para o PDF)

4) O Trabalho não poderá conter plágio de espécie alguma. Para verificar a sua autenticidade será usado pelo curso o DOCxWEB. Esse sistema tem como objetivo comparar o conteúdo de documentos com o conteúdo espalhado pela Web. Para consultar a autenticidade do seu trabalho antes dele ser submetido à banca utilize o mesmo site a seguir: