Gestão Pública (EaD)

Gestão Publica ead

Sobre o curso:

Desde meados da década de 1990, a gestão pública no Brasil vem passando por transformações importantes, notadamente no que se refere à redefinição do papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado pelas três esferas de governo: União, estados-membros e municípios.
Nesse sentido, tanto no desenho de nova estrutura organizacional quanto na gestão dos processos/atividades, União, Estados e Municípios necessitam de profissionais capacitados em gestão. Na União, essa tarefa já se acha mais bem desenvolvida, com a (re)estruturação e (re)valorização de diversas carreiras típicas de Estado (planejamento, fiscalização tributária, auditoria etc.). Nos âmbitos: estadual e municipal, muito trabalho ainda precisa ser feito para que esses níveis de governo possam exercer, satisfatoriamente, seus papéis constitucionais.
Para tanto, é preciso que seja dada oportunidade a cidadãos e a estados e prefeituras de todo o Brasil de se capacitarem para o exercício de uma administração pública profissional.

Objetivos:

O curso tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Especificamente, pretende:
  • Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;
  • Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;
  • Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal;
  • Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

Público Alvo:

O curso destina-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.

Metodologia:

O Curso de Especialização em Gestão Pública será ofertado na modalidade à distância. A Plataforma Moodle será para a criação do ambiente virtual de aprendizagem.
A filosofia educacional sobre a qual se baseia o Moodle é a do construcionismo, que afirma que o conhecimento é construído na mente do estudante, ao invés de ser transmitido sem mudanças a partir de livros, aulas expositivas ou outros recursos tradicionais de instrução. Deste ponto de vista os cursos desenvolvidos no Moodle são criados em um ambiente centrado no estudante e não no professor. O professor ajuda o aluno a construir este conhecimento com base nas suas habilidades e conhecimentos próprios, ao invés de simplesmente publicar e transmitir este conhecimento. Por esta razão, o Moodle dá uma grande ênfase nas ferramentas de interação entre os protagonistas e participantes de um curso. A filosofia pedagógica do Moodle também fortalece a noção de que o aprendizado ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos. Neste sentido, o Moodle inclui ferramentas que apoiam o compartilhamento de papéis dos participantes (nos quais eles podem ser tantos formadores quanto aprendizes e a geração colaborativa de conhecimento, como wikis, e-livros, etc., assim como ambientes de diálogo, como diários, fóruns, bate papos, etc.
O curso possui alguns encontros presenciais que poderão ser utilizados para aulas, avaliações, apresentações de trabalho de conclusão de curso, dentre outros.
O calendário de encontros presenciais será divulgado no início do curso.

Características:

Carga Horária Total: 510 horas, não computado o tempo destinado à elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Modalidade: À Distância.
Duração do curso: 18 meses.
Horário de realização:O curso é à distância. Sugere-se que o aluno se dedique, no mínimo, 01 (uma) hora por dia, de acordo com a sua disponibilidade de horário.
Número de Vagas: 240 vagas.
Certificado de conclusão: Certificado de Especialista em Gestão Pública - Emitido pela UFG – Universidade Federal de Goiás.

Programa:

 

Disciplina

Carga Horária

Introdução a Modalidade EaD

30

Estado, Governo e Mercado        

30

O Público e o Privado na Gestão Pública

30

Desenvolvimento e Mudanças no Estado

30

Políticas Públicas

30

Metodologia Científica

30

Planejamento Estratégico Governamental     

30

O Estado e os Problemas Contemporâneos

30

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

30

Plano Plurianual e Orçamento Público

45

Cultura e Mudança Organizacional 

30

Comportamento Organizacional

30

Gestão Operacional

45

Redes Públicas e Cooperação em Ambientes Federativos

30

Gestão Logística

30

Técnicas para Elaboração de Trabalho Científico

30

TOTAL DE HORAS/AULA

510

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico)

 

 

Professores envolvidos:

 

DOCENTES

Solon Bevilacqua          (Coordenador)

http://lattes.cnpq.br/4706313748524604

Ana Paula Pinheiro Zago (Subcoordenadora)

http://lattes.cnpq.br/6497179986944081

Carla Mendonça de Souza

http://lattes.cnpq.br/2916840958528272

Christiano Michel Fernandes de Freitas

http://lattes.cnpq.br/5871720578658421

Márcia Helena da Silva

http://lattes.cnpq.br/2591753849225202

Marco Paulo Guimarães

http://lattes.cnpq.br/4547166859048137

Marcos Bueno

http://lattes.cnpq.br/6879390306132319

Michele da Silva Borges

http://lattes.cnpq.br/1627515781372911

Nádia Campos Pereira Bruhn

http://lattes.cnpq.br/9832025090492799

Rogério Bianchi de Araújo

http://lattes.cnpq.br/6520980170625887