Sobre o CGEN

O Centro de Gestão e Negócios - CGEN foi criado pela Resolução Consuni 16/2015 de 28/08/2015 e é formado pelos seguintes cursos: Bacharelado em Administração (Presencial), Bacharelado em Administração Pública (EAD), Tecnólogo em Gestão do Agronegócio e Mestrado em Gestão Organizacional. Além desses cursos,  a unidade oferece algumas especializações (lato sensu): Gestão Financeira e Controladoria; Gestão de Pessoas e Marketing, Gestão Pública (EAD); Ciências do Trabalho - Relações Trabalhistas e Previdenciárias.

O Curso de Bacharelado em Administração (presencial), primeiro curso do CGEN, iniciou suas atividades no segundo semestre do ano de 2006. O curso tem um formato único e generalista para todos os discentes, excetuando as disciplinas de núcleo livre, que, por definição, permitem aos alunos escolherem aquelas disciplinas que desejarem, dentro ou fora do currículo do curso de Administração. O curso é predominantemente noturno e a forma de ingresso é via SISU (ENEM), onde são disponibilizadas todas as 50 (cinquenta) vagas. Em 2018, na última edição do ENAD, o curso conseguiu nota 4, o que o colocou no grupo dos melhores cursos de administração do país.

Em 2012, foi criado o Mestrado em Gestão Organizacional, cujo objetivo é promover a capacitação de profissionais de diversas áreas do saber pois destina-se àqueles que buscam um aprimoramento na sua formação por meio da integração entre ciência e prática em gestão e áreas afins.

Em 2013, atendendo às necessidades das organizações públicas contemporâneas, que buscam gestores com visão holística das ações administrativas e políticas governamentais, capacitados para exercitar a gestão na esfera regional, nacional e internacional, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos da nação, em conjunto com a CAPES e a UAB, foi dado início a primeira turma do Bacharelado em Administração Pública, na modalidade à distância.

Em 2022, também com conjunto com a CAPES e a UAB, foi aprovada a criação do curso Tecnólogo em Gestão do Agronegócio. A primeira turma será ofertada no segundo semestre de 2023.

Para exercer com excelência suas funções didáticas, o CGEN conta com 12 professores efetivos, além de contar com a atuação de docentes de outras Unidades Acadêmicas da UFCAT para ministrar disciplinas em seus cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).